quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

PRA DONA EUNICE

PRA DONA EUNICE
Dona Eunice Campos Costa é sem dúvida das paroquianas marcantes da nossa Paróquia Santo Antônio. Pode-se dizer que participa da missa todos os dias, às 7H30, com seu jeito manso discreto, sempre no segundo ou terceiro banco à direita do altar, bem de frente para imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Ao completar seus 90 anos, lá em 2002, Dona Eunice recebeu carta da filha Magdala, que diz o seguinte:
Mãe
Eu queria hoje te dizer alguma coisa, mas fica difícil, qualquer agradecimento seria insuficiente, qualquer elogio seria pobre para expressar a minha admiração por você.
Tenho vivido com você a minha mais profunda e a minha mais completa experiência de amizade e percebendo o tempo todo que estou ao lado de uma criatura humana totalmente abençoada e iluminada por Deus. Uma pessoa verdadeiramente superior, que me impressiona e me emociona. Você tem a simplicidade de um sábio, a humanidade de um santo, a beleza exterior de uma princesa e a beleza interior de uma criança. Me espanta a sua dignidade na aceitação da realidade tantas vezes tão dura e dolorida, me assusta a sua infinita capacidade de perdoar e de amar.
Você vive mais que a caridade, você é naturalmente generosa e desprendida, às vezes acho que você nunca pensou em você Fica para mim muito claro que a sua felicidade é a felicidade do outro. Você extrapolou o mandamento de Deus: amar ao próximo como a si mesmo. Você ama ao próximo mais que a si mesma.
Quantas vezes você consegue esquecer ou disfarçar a sua dor para aliviar a minha, consegue abafar a sua saudade para me consolar, consegue extrair de dentro de si, não sei como, uma energia para me apoiar em todos os momentos da minha vida. Mesmo fragilizada você passa força e segurança, sempre me amparando para que eu não perca o encanto ou a coragem de viver.
Comemos juntas muito sal e muito amargo, mas você teve sempre uma aguinha para me dar. Comemos também muitos doces e você sempre os enfeitou para que eu os apreciasse ainda mais.
Quantos têm tudo e se queixam tanto. Você perdeu tanto e sempre em silencio. Acho que você é quem tem tudo, pois acabei compreendendo que ter tudo é ter Deus no coração. Não sei do que falar da sua fé, do brilho da sua inteligência, do seu humor tão especial, do seu posicionamento sempre tão correto, do seu senso de justiça, da sua forte e atraente personalidade, desta mulher tão antiga e tão moderna, tão sem vaidade e de tanto bom gosto, o todo tempo atarefada e nunca cansada, sempre disposta a fazer qualquer coisa para qualquer um. Chega a ser esquisito. Até a música foi você quem me deu. Enfim, é muito difícil te falar de você.
É por isso que no seu aniversário eu quero tocar. Talvez tocando eu consiga expressar o que sinto por você.
Desta vez as palmas serão para você e do palco quero aplaudir os seus 90 anos de grandeza de coração. Até dar os parabéns fica sem jeito, fica pouco. Prefiro dar os parabéns a Deus que criou um anjo em forma de gente e agradecer a Ele a graça de ser sua filha e sua amiga, minha grande companheira.
Magdala

“Porque a Noite é de Lua”
Eis o título do livro do Ildeu de Abreu Rocha, de crônicas e poesias.
Uma maravilha.
Coloco-me sim intrigado. Como é que o talento do Ildeu pode permanecer com tamanha discrição? O seu lirismo é óbvio, sua sensibilidade pra lá de evidente.
Neste livro, textos publicados no Comunidade e Vida em ocasiões diversas. Tudo tão limpo e delicado, oportuno e direi até atual. O que é próprio de quem sabe fazer bom uso das palavras.
Para usufruir deste verdadeiro tesouro feito livro, existem exemplares à venda na OSCOPSA tratada como doação para as ações da entidade. Agora quem estiver mais distante, é só acionar o nosso endereço eletrônico para obter maiores informações de procedimento.
Vale ainda sublinhar a beleza do projeto gráfico assinado pela LAB e as ilustrações da Mariana Misk.
O que percebo do livro em uma palavra?
Imperdível.
NOTA
A Luci é amiga queridíssima, mineira mãe avó radicada nos Estados Unidos já faz algum tempo e que surge em comentário aqui, para dizer que já instalou indicação do Com.Vida lá no seu blog, o Hippos. Fica aqui o registro em forma de agradecimento a esta importante iniciativa da Luci sempre presente.