sábado, 15 de março de 2008

COSTUREIRAS DE SANTO ANTÔNIO

COSTUREIRAS DE SANTO ANTÔNIO
O Grupo de Costura da OSCOPA é formado por trinta senhoras que reunem-se às quintas-feiras das 14H às 16H no nosso Centro Social. Trabalham na confecção de peças que servem à Creche Crianças de Santo Antônio e que são doadas para a Sociedade São Vicente de Paulo e para a Creche Flores do Campo, do Bairro Primeiro de Maio. Para o trabalho que realizam utilizam material de doações diversas e quando falta alguma coisa o jeito é ratearem entre elas. Agora mesmo pedem para quem puder, doar flanelas porque o inverno vem aí e elas querem precisam trabalhar na confecção de roupinhas de frio para as crianças. Mas as nossas costureiras precisam também de duas mesas pequenas, para que possam utilizar duas máquinas de costura portáteis que estão ao dispor delas que não param e não podem parar. Isto porque já na Festa de Santo Antônio, 13 de junho, acontece a primeira distribuição de todo material produzido, sendo a segunda feita no final do ano. Todo e qualquer gesto de ajuda é importante e pode ser feito por intermédio da secretaria do nosso Centro Social. Só para que tenham idéia de como este trabalho é importante e criativo, estas costureiras recebem sempre flocos de espuma da Colchoaria Santa Rita, leia-se Juvenor. O que elas fazem com isso? Pois elas tratam de dar serventia aos flocos de espuma na elaboração de travesseiros que irão acalentar o sono de tantas criancinhas irmãs nossas.
Hoje o grupo conta com a participação de quase trinta voluntárias e quem quiser participar é só aparecer no dia das reuniões. A propósito, após cada reunião estas senhoras fazem a leitura do Evangelho e servem um lanche que é, a cada semana, ofertado por uma das integrantes do grupo.
Da conversa com Dona Neida e Maria Cecília, a sensação de haver em tal atividade verdadeira graça. Não é possível ficar insensível a esta e outras tantas atividades que dão vida e sentido à nossa OSCOPSA.

DA BOCA
Dia desses entrevistei um dentista famoso que entre outras coisas disse-me haver em sua carreira responsabilidade que pouca gente percebe e que é o resgate da auto-estima do ser humano, carente de atendimento odontológico. Fiquei surpreso com afirmação tão oportuna. De fato os dentes exercem influência danada na apresentação de quem quer que seja. Mas o meu entrevistado não limitou-se a isso. Disse ser impossível hoje não perceber na odontologia questão diretamente relacionada à saúde pública. Não é à toa que ele é famoso e respeitado pelo que faz.
Mas digo isso para informar da existência de um consultório odontológico pronto montado e em funcionamento no nosso Centro Social. Só que este consultório dentário, como qualquer outro, só tem serventia se nele temos a presença do(a) dentista. Pois muito bem.
O consultório dentário da OSCOPSA conta hoje com a participação de duas dentistas voluntárias que são a Maria Angélica e a Maristela. Só que a procura aponta para a urgente necessidade de conseguirmos mais dentistas voluntários(as) para este tâo importante atendimento às pessoas da nossa comunidade, que dele necessitam.
Em síntese, o consultório está pronto e preparado para casos de restauração, limpeza e extração. Mas sem mais dentistas, como fazer?
Caso você seja um(a) dentista e queira dar essa contribuição para o nosso propósito, entre em contato, no nosso Centro Social, com a Kadja, que é quem está sempre na rotina do consultório. Aliás, quando perguntei com firmeza para a Kadja da necessidade de mais dentistas, ela arregalou olhos e disse logo precisar muito demais mesmo, porque são crianças e adultos que estão diariamente querendo consultas e tal como está não dá para atender a todos.
Sei, por outras andanças, do quanto é importante a manutenção e prevenção no que envolve toda a odontologia. Sei existirem casos e situações, em que por uma questão de tempo podemos minimizar e até eliminar problemas relacionados à saúde bucal. Por isso é que o assunto além de sério, não dá para ser protelado. Se é assim, o apelo faz-se ainda mais direto aos nossos(as) irmãos(as) dentistas. Só eles vocês é que podem fazer isso por nós.


SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO
A Sociedade São Vicente de Paulo é um movimento envolvendo católicos leigos e que iniciou-se no ano de 1833, em Paris, por Antônio Frederico Ozanam.
Os Vicentinos estão aqui na região da nossa Paróquia, com o Conselho Particular Santo Antônio onde reunem-se semanalmente em suas conferências.
Recebemos deles mensagem que transmitimos, na íntegra:
Caríssimo Irmão(ã)
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Convido-o(a) para conhecer a Sociedade de São Vicente de Paulo. Todo aquele que tiver o coração “aberto” para o bem, está credenciado e convidado a participar desta grande rede de caridade.
Com certeza você é uma pessoa “escolhida” por Deus.
Receba um abraço fraternal do irmão em Cristo.
Conferência Nossa Senhora de Fátima – SSVP
Rua Esírito Santo 2720 – loja 6
Bairro Lourdes
Belo Horizonte – MG
CEP 30160-062
Reunião: Toda segunda-feira
Horário: das 17:00 até as 18 horas
Belo Horizonhte. 15 marçco 2008