segunda-feira, 5 de maio de 2008

41 ANOS

41 ANOS

Não tenho dúvida em afirmar ser o jornal, ou informativo, Comunidade e Vida, dos mais antigos em circulação, de Belo Horizonte. Não tenho a informação de todos os informativos que circulam por todas as Paróquias de Belo Horizonte, mas tenho a certeza de que não é fácil e nem simples manter por 41 anos esta chama acesa. E digo isso porque neste maio 2008, o Comunidade e Vida comemora mais um aniversário.

Das pessoas que por ele já passram nem é bom querer contar porque seria trabalho árduo, muito embora haja sim na OSCOPSA o arquivo de todos os exemplares. O tamanho e formato do jornal, ao largo do tempo, foi sofrendo mudanças, bem como seu conteúdo que atualmente, para felicidade nossa, tem sido motivo até de discussão. O que é ótimo, porque ao menos assim o jornal demonstra despertar interesse, muito embora seja evidente sua carência por colaboradores(as), que por motivo ou outro preferem ficar à margem das publicações. O que também ocasiona comentários não menos temperados de que vivemos momento centralizador e coisa e tal. O que também é maravilhoso porque se assim não fosse é bem provável que nem estariamos aqui hoje celebrando esses 41 anos de existência do jornal.

Fato é que falar é fácil e polemizar é bom sobretudo porque estas são formas de participação também e o que queremos e buscamos sempre é justamente a tal da participação. Se surgissem em forma de comentários escritos ou até mesmo por meio de artigos, seria melhor ainda porque assim teríamos como mostrar tais participações devidamente identificadas, naturalmente. Aliás, a omissão não é expediente próprio da história da nossa Igreja que por séculos e séculos demonstra isso, seja por intermédio dos seus mártires que chegaram até a colocar suas vidas ao dispor do que tinham a dizer, ou das tantas atitudes a arrepiarem a opinião pública exposta a debates e contradições sem fim.

O bom é que com a graça de Deus e sob inspiração do quanto representa de fato o nosso Padroeiro Santo Antônio para a nossa Igreja é que aqui estamos para oferecer o que temos e podemos fazer com paciência, determinação e trabalho, porque se pensam não ser trabalhoso colocar cada exemplar desse nas mãos de cada um de vocês, sinto em afirmar estarem totalmente equivocados.

Que a graça de Deus esteja sempre iluminando nossos passos e a sua participação.. Cada um faz o que e como pode, acreditamos nisso.
Belo Horizonte, 05 maio 2008