quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

ALEGRIA NA CRECHE

ALEGRIA NA CRECHE
A Creche Crianças de Santo Antônio realiza nesta sexta-feira (01/02) a partir das 16H, pequeno baile de carnaval . As crianças receberão máscaras e fantasias e o acontecimento estará restrito às mães que tenham disponibilidade de estarem presentes.
SENTIDO MAIOR DA ALEGRIA
A notícia desta iniciativa da Creche Crianças de Santo Antônio, coordenada pela Isabel, tem um importante significado social. Sabemos do quanto é expressivo o carnaval para nós brasileiros. São muitas as maneiras adotadas para se comemorar o carnaval e como não poderia ser diferente, poucos também não são os transtornos. Isto porque, em princípio, falta muita educação. E o que é que a Creche faz? Ela inicia as crianças em simulado baile de carnaval, para que possam assimilar a festa sob os cuidados de quem está ali para quê? Para dar educação.
Aí é que está o grande sentido da coisa. Se cada um de nós fizer um pouquinho, juntos construiremos o que exerce enorme poder de transformação. Ao invés de simplesmente entregar as crianças na sexta-feira que antecede ao carnaval, para tê-las de volta só lá depois das festividades, Isabel e equipe agem de maneira a fazer com que a Creche traga para si a responsabilidade de inserir o carnaval no seu processo pedagógico. Atitude que abre alerta para a não omissão daquilo que faz parte da nossa realidade, do nosso universo social e do que podemos e devemos fazer por essas crianças que são nossas, de todos nós que com elas dividimos este mundo.
É POR AÍ
Recebemos comentário na publicação anterior, que traz outro momento a ser destacado. Ele vem com assinatura do Padre Diogo que incluiu endereço deste blog no site da Arquidiocese de Belo Horizonte. Fez isso numa atitude espetacular porque nela está o grande significado do que aqui cultivamos, que não é outro senão o de dar acesso às manifestações da nossa Paróquia. Mas ao fazermos isso, abrimos possibilidade para que a Forania também possa usufruir, para que a Arquidiocese também possa usufruir e para que, em síntese, todos possam usufruir desta proposta.
Quem conhece sabe ser o Padre Diogo homem por demais dedicado à sua missão e por consequência desprendido de qualquer propósito pessoal. Por isso mesmo é que percebeu, com toda sua habilidade, o quanto representa pulverizar a idéia do blog. E cá entre nós, sem esse agir o blog até perde sua razão de ser, posto haver nele a necessidade capital da participação de todos. E não é só isso. Que este blog sirva inclusive, para que brotem outros, para que também possamos interagir com paróquias que ao final das contas, são nossas irmãs.
Belo Horizonte, 31 janeiro 2008

Nenhum comentário: